Durante o encerramento da segunda sessão do 14º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, os delegados aprovaram uma resolução sobre o relatório de trabalho do Comitê Permanente desse órgão, assim como outros documentos relacionados com a gestão de propostas.
No campo econômico, os conselheiros enfatizaram a importância de expandir a demanda interna, fortalecer o sistema industrial moderno e promover uma abertura de alto nível no ano passado.
Eles discutiram questões cruciais, como o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, a pesquisa agrícola e a segurança alimentar nacional.
Com relação à construção política, eles enfatizaram o desenvolvimento da democracia consultiva e a consolidação da frente unida patriótica, bem como o aprimoramento do sistema jurídico socialista.
Eles também reafirmaram a liderança do Partido Comunista da China e enfatizaram a necessidade de aprimorar a capacidade política de seus membros.
Em seu discurso de encerramento, Wang Huning, presidente desse órgão consultivo, lembrou que a modernização da China é uma iniciativa inovadora sem precedentes, que exige “visões de longo alcance, sabedoria coletiva e estratégias abrangentes”.
“A Conferência Consultiva Política do Povo Chinês deve acompanhar de perto as principais decisões e acordos do Comitê Central do PCC, as principais necessidades estratégicas do país e os principais problemas práticos de desenvolvimento para participar de consultas e discussões aprofundadas”, acrescentou.
Ele também pediu para melhorar a relevância e a viabilidade das sugestões e fornecer referências úteis para a tomada de decisões científicas.
Antes da cerimônia de encerramento, Lu Jin, membro do órgão consultivo e presidente da China National Gold Corporation, destacou as contribuições das empresas estatais para o desenvolvimento econômico da China.
Ele também pediu o avanço da autoconfiança e o fortalecimento de alto nível da ciência e tecnologia, além de atender melhor às aspirações das pessoas por uma vida melhor.
“Trabalharemos com determinação tanto para consolidar e desenvolver o setor público quanto para incentivar, apoiar e orientar o desenvolvimento saudável do setor não público. A responsabilidade e a confiança são mais valiosas do que o ouro”, enfatizou.
O principal órgão consultivo da China se reuniu por uma semana à margem da segunda sessão do 14º Congresso Nacional do Povo, que termina amanhã.
Esses eventos são conhecidos como as “duas sessões” anuais e constituem um dos eventos políticos mais importantes do gigante asiático.
oda/idm/mb