O embaixador vietnamita na Nova Zelândia, Nguyen Van Trung, disse em declarações recentes à mídia nacional que a estadia do primeiro-ministro em Canberra também permitirá que ele detecte e comece a explorar outras esferas potenciais de cooperação.
A viagem de Minh Chinh, que vem a convite de seu colega neozelandês Christopher Luxon, também é um passo na implementação da política externa delineada no 13º Congresso Nacional do Partido Comunista (VCP), que atribui importância ao desenvolvimento da cooperação com os países da Ásia-Pacífico, disse ele.
A visita também permitirá delinear medidas destinadas a consolidar ainda mais a confiança política e impulsionar a cooperação bilateral multifacetada, especialmente o intercâmbio comercial que, em 2023, atingiu apenas 1,3 bilhão de dólares, uma queda de 5,6% em relação ao ano anterior.
De acordo com o diplomata, após o flagelo da pandemia de Covid-19, a parceria estratégica entre as duas nações registrou desenvolvimentos muito positivos em áreas como política, diplomacia, educação, ciência e tecnologia, segurança, defesa e intercâmbios entre pessoas.
Além de manter conversas oficiais com Luxon, o primeiro-ministro vietnamita testemunhará a assinatura de documentos de cooperação, se reunirá com o governador-geral e o presidente da Câmara dos Deputados da Nova Zelândia e fará um discurso na Victoria University, disse ele.
Minh Chinh e a delegação de alto nível que o acompanha chegaram no dia anterior a Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia e lar de uma grande comunidade vietnamita.
Lá, ele visitou o Instituto de Pesquisa de Alimentos e Plantas da Nova Zelândia, onde, de acordo com relatórios da agência de notícias VNA, ele disse que, apesar da distância geográfica entre os dois países, os sentimentos são próximos, “de coração para coração”, e trazem benefícios e eficiências específicos para ambos os povos.
Ele também disse que, durante a visita de dois dias, eles discutirão medidas para promover ainda mais a cooperação bilateral em setores como comércio, investimento e, especialmente, trabalho, educação, treinamento e agricultura, a fim de torná-la mais profunda, mais substantiva e mais eficaz.
Minh Chinh também se reuniu com cientistas vietnamitas que trabalham na Nova Zelândia, que apresentaram projetos e programas potenciais e específicos que estão desenvolvendo para apoiar o Vietnã em áreas como ciência e tecnologia, assistência médica, energia, comércio, planejamento e meio ambiente.
mem/mpm/mb