Fechando a primeira semana de março, a Usina informa que 45% dos entrevistados votariam na aliança de esquerda, enquanto 38% votariam nos partidos da atual coalizão governamental.
Em geral, os dados estão de acordo com outras pesquisas de opinião pública recentes, como a Equipos Consultores e a Cifra, que também mostram uma diferença semelhante em favor da Frente Ampla.
Enquanto isso, a Opción Consultores mostrou um empate de 41% para as duas melhores previsões, enquanto o último estudo da Factum mostrou uma diferença a favor da coalizão governista.
A pesquisa mais recente coloca o Partido Nacional do presidente Luis Lacalle Pou em segundo lugar, com 27%, seguido pelo Partido Colorado (7%), e pelo Cabildo Abierto e o Partido Independente, ambos com 2%. De acordo com a pesquisa, 12% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.
Entre os partidários do Partido Nacional, 71% apoiaram a candidatura do ex-secretário presidencial Álvaro Delgado, seguido pela economista Laura Raffo, com 17%.
A pesquisa coloca o ex-prefeito do departamento de Canelones, Yamandú Orsi, como um dos porta-estandartes da Frente Ampla, que até o momento tem 47% dos votos para as eleições internas do partido.
Mas Carolina Cosse, outra candidata à presidência da FA, diminuiu a diferença e conquistou 39% dos eleitores em potencial.
Cosse é o prefeito (em licença) de Montevidéu, talvez o cargo eleito mais importante do país depois do de presidente da República.
jf/ool/bm