Fundada em 11 de março de 1958 na parte leste do país, o território da guerrilha chegou a cobrir 123.000 quilômetros quadrados e uma população de meio milhão de habitantes.
No distrito rebelde, Raúl Castro criou e organizou os departamentos de Justiça, Saúde, Obras Públicas, Tesouro, Propaganda e Inspeção e Educação, o Departamento Agrário e o Departamento dos Trabalhadores.
Como resultado, 20 hospitais de campanha e postos médicos foram estabelecidos, cerca de 400 escolas foram criadas e centenas de quilômetros de estradas e linhas telefônicas foram construídas.
Em seus nove meses e 20 dias de operação, a Frente tomou 31 quartéis e postos da Guarda Rural, além de apreender cerca de 2.000 armas do inimigo.
No ano passado, durante o 65º aniversário de sua criação, Raúl Castro e o presidente cubano Miguel Díaz-Canel lideraram o ato político e a cerimônia militar no Mausoléu em homenagem aos mártires desse comando rebelde.
Durante a cerimônia, foi prestada homenagem aos combatentes que morreram na luta ou após o triunfo revolucionário em 1959.
jf/mpp/bm