Justamente nesta capital, um local de exposições com 25 anos de experiência: Artomatic, no popular bairro de Adams Morgan, apresentou uma espécie de inspiração cubana através dos artistas plásticos Lianet Martínez e Daniel Montero.
Eles representaram Cuba, que pela primeira vez está participando desse evento artístico multimídia de várias semanas na área de Washington, DC.
Os trabalhos de ambos “foram bem recebidos e geraram muito burburinho e discussão. Lianet compartilhou seu belo catálogo de trabalhos, encantando a todos! O trabalho de Daniel foi muito popular e os visitantes estão ansiosos por sua viagem a Washington em abril”, disse o promotor James Albright na mídia social.
Fundada pelo artista e ativista das artes George Koch, a Artomatic é um fórum sem júdice para artistas de todos os tipos e habilidades.
Enquanto isso, mais ao sul do país, a Primeira Feira Internacional do Livro de Tampa (TIBF) foi realizada de 7 a 10 de março no Cuban Club em Ybor City.
A TIBF é uma iniciativa do Tampa Lector Consortium em colaboração com o Cuban Club, o Hillsborough Community College-Ybor Campus, a University of South Florida e a University of Tampa.
Também foi possível graças à contribuição de vários acadêmicos e defensores de Tampa, de outros lugares do país e do exterior que amam a cidade e sua história.
Segundo uma declaração, “Tampa continua a ser o lar de cubanos descendentes das famílias fundadoras da cidade, bem como de alguns dos mais conhecidos leitores das fábricas de charutos de Ybor City e West Tampa”.
O festival de leitura contou com a presença de uma delegação da Câmara do Livro de Cuba, incluindo Francisco López Sacha e Rigoberto Rodríguez Entenza, ambos integrantes da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC).
ro/dfm