23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU encoraja caminho para fim da crise política no Haiti

ONU encoraja caminho para fim da crise política no Haiti

Nações Unidas, 12 mar (Prensa Latina) Secretário-geral das Nações Unidas declara apreço por acordo de transição anunciado pelo governo do país caribenho; ele defendeu a restauração da democracia e das instituições; cerca de 4 milhões de pessoas sofrem com insegurança alimentar aguda; capital do país está bloqueada por gangues.

Guterres tomou nota do acordo alcançado na segunda-feira pelas partes interessadas para a governança de transição no país caribenho, que incluiu o estabelecimento de um Conselho Presidencial e a nomeação de um primeiro-ministro interino.

Em uma declaração divulgada por seu porta-voz, o Alto Representante agradeceu à Comunidade do Caribe (Caricom) e aos outros facilitadores do diálogo por uma solução para a crise política haitiana.

Ele pediu às partes que tomem medidas para implementar o acordo a fim de restaurar as instituições democráticas por meio de eleições pacíficas, confiáveis, participativas e inclusivas.

Guterres reiterou a solidariedade inabalável da ONU com o povo do Haiti, que precisa de segurança, abrigo, alimentação e assistência médica, além de viver suas vidas com dignidade.

Sua declaração coincide com a alarmante escalada da insegurança, decorrente da crise política e das ações de gangues do crime organizado.

A violência das últimas semanas, que levou à renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry, manteve os civis presos em um estado de emergência e em constantes ataques de membros de gangues.

Na terça-feira, o Programa Mundial de Alimentos (WFP) alertou para um nível “muito alto” de fome, já que a violência compromete o trabalho humanitário no local.

A escalada causou quase 15.000 novos deslocamentos durante o primeiro fim de semana de março, elevando o número total de pessoas deslocadas no Haiti para mais de 360.000.

O diretor nacional do PMA, Jean-Martin Bauer, confirmou que as principais estradas para Porto Príncipe são controladas por grupos armados, enquanto o porto não está funcionando depois de ter sido tomado por gangues.

“Isso significa que os alimentos não podem chegar a Porto Príncipe por estrada ou por mar”, disse ele aos jornalistas reunidos na sede da ONU durante uma coletiva de imprensa virtual.

Ao mesmo tempo, os voos para a capital também foram interrompidos pela ameaça das gangues.

Haiti depende da importação de alimentos para 50% de seu suprimento de alimentos, de modo que as circunstâncias atuais estão elevando o custo da cesta básica de alimentos.

npg/ebr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES