A Turquia está decidida a desenvolver relações com Cuba, um dos sócios mais importantes da região da América Latina e do Caribe, em todos os campos, especialmente em energia, saúde, construção, agricultura e turismo, disse Yilmaz à imprensa nacional.
Durante nosso encontro, tivemos a oportunidade de avaliar os desenvolvimentos globais e regionais, bem como as relações bilaterais, econômicas e comerciais entre ambos os países, disse Yilmaz em mensagem.
Ele acrescentou que as relações com Cuba estão avançando com base na amizade e na solidariedade.
No início do dia, o ministro do Comércio, Ömer Bolat, recebeu o visitante cubano para elaborar o Mapa do Caminho para a Cooperação Econômica e Comercial para o período de 2024-2026.
Acreditamos que esse mecanismo descreve de forma abrangente as medidas a serem tomadas dentro de dois anos para fornecer ainda mais as relações comerciais e econômicas entre nossos países, é um passo que melhorará significativamente nossas relações, escreveu o anfitrião no X.
Vemos claramente o interesse crescente de nossos empresários no mercado cubano, depois que nosso volume de comércio aumentou cerca de 60% no ano passado, chegando a US$ 81 milhões, acrescentou.
Bolat enfatizou em sua mensagem que “com o plano de ação de 41 pontos (…), pretendemos aprofundar nossas relações nas áreas de comércio, investimento, infraestrutura legal, indústria, cooperação técnica, finanças, transporte, energia, agricultura, saúde e medicina, cultura e turismo e educação”.
Como parte da visita, Cabrisas também conversou com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan.
ro/ehl