Ana María Cabrera Mardsen, diretora editorial da Ocean Sur em Cuba, e o doutor em Ciências Rodolfo Romero Reyes, editor da editora, apresentaram nesta quarta-feira no Museu Provincial desta cidade a Coleção Académica desta casa editorial, composta por volumes de Filosofia, História, Comunicação e Psicologia.
Cabrera Mardsen disse à Prensa Latina que é muito importante para a editora apresentar os temas da esquerda latino-americana, sobre questões sociais, e chegar ao maior público possível com textos de uma perspetiva latina, longe da visão eurocêntrica.
Cabrera salientou ainda a importância de projectos editoriais conjuntos com universidades cubanas para publicar investigações académicas e livros de autores locais, contribuindo assim para a divulgação dos temas sociais e académicos mais contemporâneos.
Romero Reyes destacou a importância da Coleção Cuadernos de Comunicación, composta por 8 títulos, por se tratar de temas muito actuais e com análises muito específicas da realidade cubana, para além de muitos destes títulos constituírem uma bibliografia de referência para os cursos de Comunicação Social e Jornalismo em Cuba.
A Ocean Sur define-se como uma editora latino-americana que oferece aos seus leitores as vozes do pensamento revolucionário latino-americano de todos os tempos. O seu catálogo de publicações inclui textos sobre a teoria política e filosófica da esquerda, a história dos nossos povos e a situação política internacional.
A Ocean Sur é distribuída em Cuba pela agência de notícias latino-americana Prensa Latina, na Colômbia pela Editorial Teoría y Praxis e nos Estados Unidos, Canadá e Europa pela Seven Stories Press. Também tem livrarias em El Salvador e no Chile.
Dedicado à República Federativa do Brasil e aos escritores Francisco López Sacha e Isabel Monal Rodríguez, o mais importante evento literário cubano homenageia na Pérola do Sul o historiador de Cienfuegos Florentino Morales, no 115º aniversário do seu nascimento e no 205º aniversário da antiga colónia fernandina de Jagua.
rgh/sbd/glmv