Com esta inovação, a ilha caribenha mostra seu potencial no evento através de uma ferramenta cem por cento cubana, que, entre outras coisas, contribui para fortalecer e garantir a soberania tecnológica nesta área.
Em declarações à Prensa Latina, o diretor técnico do ECNA, Maxwell Chirino Palma, disse que a feira, que termina amanhã, representa uma grande oportunidade para apresentar o novo sistema automatizado de controlo de tráfego aéreo, que é puramente cubano.
Estar num palco como este permite-nos mostrar ao mundo o potencial deste sistema e as suas possibilidades de comercialização como mais uma fonte de rendimento para a economia do nosso país, disse.
O especialista explicou que a ferramenta Radcon é agora uma força e garante total soberania tecnológica sobre a principal ferramenta utilizada pela ECNA para o seu trabalho e, ao mesmo tempo, assegura a manutenção, instalação, apoio e atenção personalizada aos requisitos dos controladores e da área operacional.
Por sua vez, Irina Plana, especialista principal em tecnologia da Cacsa (Corporación de la Aviación Cubana), sublinhou a importância de estar presente neste evento em Montreal com este produto líder da aviação cubana, com o qual a ilha demonstra os seus pontos fortes no desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Cuba chegou à Feira de Inovação da ICAO com uma delegação composta por Carlos Albert Pino, chefe do grupo de TIC do Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba.
Também o diretor do Laboratório de Investigação e Tecnologia Aeronáutica da ECNA, Osvaldo Page Brillantes, e o engenheiro de desenvolvimento de sistemas aeronáuticos daquela entidade, Jorge Luis Medina.
Durante a sessão de hoje, a delegação cubana recebeu vários visitantes, entre os quais um representante da empresa francesa Airbus.
Sob o título Aviação Digital: o futuro é agora, representantes de vários países participam na feira com o objetivo de inovar na aviação e adaptar sistemas, processos e estruturas para fortalecer o transporte aéreo mundial.
rgh/may/glmv