As obras terão maior impacto nas províncias de Artemisa, Camagüey, Holguín, Santiago de Cuba e Guantánamo e beneficiarão mais de 309 mil pessoas, apesar da difícil situação econômica e do aumento do bloqueio genocida dos Estados Unidos contra a ilha, Informou Jornal Granma.
No final do ano passado, 94 municípios cubanos registraram seca hidrológica (ocorrida quando as reservas de água disponíveis em fontes como aquíferos, rios, lagos e barragens ficam abaixo da média estatística) e desse total, 48 territórios foram incluídos na categoria. de seca extrema.
Em outros 24 municípios o comportamento é classificado como fracamente seco ou próximo da seca moderada, informou o INRH.
Especialistas do setor explicaram que estes locais estão espalhados por todo o país, embora estejam mais concentrados nas regiões oeste e centro do arquipélago.
No entanto, salientaram que no ano passado Cuba terminou com um stress hídrico (situação que ocorre quando a procura de água é superior à quantidade disponível) de 19,7 por cento, o que indica condições favoráveis para a disponibilidade do recurso.
oda/abm / fav