Segundo o Ministro de Estado das Finanças, Eyob Tekalign, o orçamento está limitado pela elevada procura e pelos recursos limitados, obrigando as entidades a otimizar custos, melhorar a eficiência e encontrar soluções inovadoras com menos capital, citado pela Agência de Notícias da Etiópia.
Tekaling explicou que, paralelamente, o Banco Nacional está a implementar reformas que restringem grandes transações, limitando os empréstimos bancários a um crescimento anual de 14 por cento para reduzir a oferta monetária e regulando as taxas de financiamento do governo.
A dependência do crédito está a ser agressivamente reduzida e o endividamento direto do governo está limitado a um terço do nível do ano anterior através de esforços de redução do défice, disse ele.
Combater a inflação dos preços dos alimentos é uma prioridade central, disse ele. “O segredo é produzir bens em grandes quantidades e garantir uma distribuição bem regulada no mercado, o que sem dúvida traz alterações positivas nos preços”, sublinhou.
Nesse sentido, o aumento das dotações orçamentais é dirigido aos setores agrícolas produtivos, enquanto a Agenda Nacional de Reforma Económica visa racionalizar o ambiente de negócios e a eficiência da distribuição, continuou.
Embora estas ações políticas tenham sido inicialmente desafiadoras, atualmente ganham força encorajadora dada a estabilidade dos preços e a redução significativa de algumas vendas, destacou. No entanto, a acumulação inflacionária requer uma estratégia comedida e de longo prazo, reconheceu.
“Se os funcionários públicos, líderes e empresas priorizarem a contenção da inflação, um preço estável poderá ser alcançado para melhorar as condições económicas em todo o país”, refletiu.
A agência noticiosa recordou que o primeiro-ministro Abiy Ahmed, falando na 28ª sessão ordinária da Câmara dos Representantes do Povo (parlamento) em julho passado, disse que as medidas preventivas do governo contra a inflação deram resultados promissores.
Segundo Ahmed, a inflação reduziu dos anteriores 30% para 28,5%. Esta conquista é considerada um começo positivo e há grandes expectativas de novas melhorias neste ano fiscal da Etiópia.
oda/rmn / fav