Com a entrada da estação seca máxima, o fenómeno poderá afetar pouco mais de 29 mil hectares de erva plantados nas províncias de Tien Giang, Ben Tre, Tra Vinh, Soc Trang e Ca Mau, segundo o Departamento de Recursos Hídricos do Ministério da Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Os agricultores do delta plantaram 1,49 milhões de hectares de arroz na colheita de inverno-primavera e até agora colheram 575 mil hectares, notou o jornal inglês Vietnam News, segundo o qual a intrusão de água salgada na atual estação seca (entre Novembro e abril) está pior que o normal e a situação tende a piorar.
Estima-se que uma salinidade de quatro gramas por litro ocorra 50 a 60 quilómetros a montante durante os períodos de maré alta, enquanto a maioria das culturas só consegue suportar um máximo de um grama por litro.
Segundo a própria fonte, as localidades em risco foram chamadas a reforçar o controle dos recursos hídricos e à intrusão de água salgada e a adotar medidas preventivas, enquanto os agricultores foram convidados a não plantar arroz em zonas propensas à água salgada e a começar a fazê-lo quando chover e há água doce suficiente disponível.
O Vietnã prevê cultivar este ano 7,1 milhões de hectares de arroz e atingir uma produção estimada em mais de 43 milhões de toneladas, das quais cerca de oito milhões serão destinadas à venda ao exterior.
Na opinião dos especialistas, embora o volume de exportação de cereais em 2024 seja igual ao de 2023 (quase 8,3 milhões de toneladas), o valor será entre 15 e 20 por cento superior, dado o défice esperado deste importante produto no mercado mundial.
No entanto, o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phung Duc Tien, alertou hoje para a necessidade de abordar as limitações na ligação entre os elos da cadeia produtiva para facilitar o avanço desta área.
Uma cadeia de ligação mais forte permitirá partilhar riscos e harmonizar benefícios, o que ajudará o setor do arroz a desenvolver-se de forma sustentável, observou.
Neste sentido, anunciou que, dado que o elo do setor continua fraco, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural desenvolveu um projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do arroz com a participação de 14 províncias de todo o país e a utilização de modelos agrícolas. alta tecnologia para melhorar a competitividade.
oda/mpm / fav