Durante as reuniões, foi confirmado o potencial de desenvolvimento das relações comerciais e económicas entre as duas partes.
Durante a reunião foram também rubricados o Acordo para a Eliminação da Dupla Tributação e o Acordo para a Proteção e Promoção Recíprocas dos Investimentos, respetivamente.
Estes documentos são instrumentos jurídicos importantes que completarão o quadro jurídico para o aprofundamento das relações económicas, comerciais, financeiras e de cooperação, bem como dos investimentos entre os sectores empresariais dos dois países.
Altos dirigentes das referidas instituições destacaram os seus responsáveis durante as conversações com o visitante cubano.
Posteriormente, o Vice-Chefe de Governo cubano manteve conversações com Serkan Kayalar, Presidente da Agência de Cooperação e Coordenação Internacional da Turquia (TIKA), com quem discutiu projectos de cooperação no sector agrícola e nas energias renováveis.
Por seu lado, o presidente da TIKA reiterou a decisão de trabalhar nos planos prioritários aprovados para Cuba e reiterou a sua disponibilidade para analisar a inclusão de novos projectos de interesse para a ilha.
Sublinhou que a realização de projectos com Cuba é a expressão da vontade do Presidente Recep Tayyip Erdogan de reforçar as relações económicas e a cooperação com o país do Caribe.
No final da sua visita de trabalho à Turquia, Cabrisas teve um encontro amistoso com Fuat Oktay, presidente da Comissão das Relações Externas do Parlamento turco e antigo Presidente da República.
Durante o encontro, foi ratificada a vontade política dos dois governos de trabalhar para aprofundar e desenvolver os laços económicos, comerciais e financeiros bilaterais.
Foi igualmente expressa a decisão de trabalhar no reforço das relações interparlamentares em todos os domínios, incluindo o económico.
Por último, o Vice-Primeiro-Ministro cubano convidou Oktay a visitar Cuba em 2024 e Oktay comprometeu-se a envidar esforços nesse sentido durante o ano em curso.
Do lado cubano, participaram também o embaixador de Cuba na Turquia, Alejandro F. Díaz Palacios, e Oscar Ramos Redondo, primeiro secretário da embaixada cubana em Ancara.
rgh/to/glmv