No balanço anual do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação, realizado na segunda-feira, o presidente enfatizou que o esporte é uma das conquistas da Revolução e, portanto, deve ser defendido em todos os cenários.
Díaz-Canel disse que os técnicos, atletas, treinadores e todos os trabalhadores do setor devem ter maior participação nas decisões.
Ele pediu a melhoria do esporte nos bairros e comunidades, a questão da contratação no exterior, bem como o treinamento profissional nas escolas esportivas.
O presidente pediu que fossem aplicados os três pilares da gestão governamental no movimento esportivo: ciência e inovação, transformação digital e comunicação social.
” Temos que buscar, no menor tempo possível, recuperar os melhores resultados históricos nos esportes que já foram redutos, principalmente nos esportes coletivos, onde temos potencial”, disse o chefe de Estado.
O presidente comentou que, embora o cenário competitivo tenha mudado, Cuba continua sendo uma potência na região e em nível mundial.
Por sua vez, o Primeiro-Ministro Manuel Marrero advertiu que “o esporte é um dos alvos em que os inimigos da Revolução não param de nos atacar”.
Ele indicou que, apesar de todas as dificuldades econômicas, as prioridades continuarão a ser a seleção de alunos para ingressar nas escolas de esportes, a atenção aos alunos, o rigor na forma como a disciplina de Educação Física é ensinada nas instituições educacionais, a recreação nas comunidades e o resgate das instalações esportivas.
ro/mks
Traduzido com a versão gratuita do tradutor – DeepL.com