Os fundos incorporados provêm dos remanescentes de dois empréstimos que o Ministério das Finanças assinou com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), para atender à emergência da Covid-19, que estão próximos da data de encerramento, prevista para 30 de junho de 2024.
Centros como os hospitais nacionais San Rafael, em Santa Tecla (La Libertad); Zacamil e Saldaña, em San Salvador, serão beneficiados.
Um segundo contrato de empréstimo foi assinado com o BIRD em 2022, para financiar o mesmo projeto, por um valor de US$ 100 milhões, dos quais restam US$ 11.727.904 milhões para fornecer, instalar e colocar em funcionamento a área de Ressonância Magnética no Hospital Nacional de Rosales, entre outras ações.
O relatório acrescentou que a área de atendimento de emergência do Hospital Nacional de Zacamil também será adaptada; serão adquiridos equipamentos de raios X digitais para esse mesmo hospital e para o Hospital Nacional de Rosales, e será financiada a aquisição de equipamentos e licenças para o fortalecimento da Diretoria de Comunicação Social e Institucional.
ro/lb