Os dois lados trocaram opiniões sobre a atual parceria multifacetada, que Zhiyuan descreveu como uma cooperação prática em vários campos e que pode ser ainda mais enriquecida.
Em outubro do ano passado, o presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed anunciaram que a parceria de cooperação estratégica abrangente e duradoura entre os dois países foi atualizada para uma “parceria de cooperação estratégica para todos os climas”.
A declaração foi divulgada após a discussão bilateral entre Xi e Ahmed no Grande Salão do Povo em Beijing, juntamente com suas respectivas delegações. O chefe de governo da Etiópia estava em uma visita oficial de Estado para participar do Terceiro Fórum da Iniciativa do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional.
De acordo com fontes oficiais, apenas quatro países no mundo têm parcerias estratégicas em todos os campos (econômico, social, militar e de segurança) com a China, e a Etiópia é o único na África que estabeleceu relações fortes nesse nível.
jf/nmr/bm