Esta iniciativa denominada ‘Cultura para o cuidado da diversidade da vida, do território e da paz’, é o roteiro para todas as políticas públicas culturais do país de forma a apresentar um projeto mais amplo e multicultural que consiga abranger todos os cidadãos.
Foi construído e revisto com cerca de 100.000 cidadãos através do diálogo e reflete as necessidades mais sentidas nos territórios.
O Plano Nacional de Cultura 2024-2028 é o roteiro que definirá as políticas culturais dos próximos 15 anos no país. Foi elaborado a partir de diálogos com cerca de 100 mil cidadãos e agentes culturais.
Este é um processo que se iniciou em 2019, procurando priorizar as culturas, as artes e o conhecimento nas agendas nacionais e territoriais públicas, privadas e setoriais, para que o seu contributo essencial seja reconhecido nos debates e ações que promovem a mudança social no país.
Com uma abordagem biocultural, propõe-se promover o reconhecimento e a proteção da imensa diversidade cultural e biológica dos nossos territórios.
O seu desenvolvimento assenta em três áreas de trabalho: Diversidade e diálogo intercultural, Memória e criação cultural, e Governação e sustentabilidade cultural.
Identifica temas estratégicos para o desenvolvimento do setor no presente e no futuro: cultura livre de exclusões; economias sociais, solidárias, alternativas, populares e comunitárias; igualdade de gênero; ação Climática; memória e inteligência artificial no contexto da cultura; discriminação e sexismo e práticas culturais em contextos urbanos.
A apresentação acontecerá hoje no Centro Nacional de Artes Delia Zapata Olivella com uma festa cultural variada.
jha/otf / fav