Um comunicado conjunto dos Ministérios das Relações Exteriores, da Cultura e do Instituto Nacional de Antropologia e História anunciou a visita dos monarcas, que já foram recebidos no Palácio Nacional pelo presidente Andrés Manuel López Obrador e sua esposa Beatriz Gutiérrez Müller em sua chegada ao país.
Os anfitriões federais e locais indicam que também serão mostradas a eles as oportunidades de investimento e as áreas de cooperação oferecidas pelo Estado.
O Rei e a Rainha da Suécia estarão em Mérida, Yucatán, até amanhã, 15 de março, e o programa de trabalho indica que, além de conhecer parte do patrimônio cultural mexicano e as contribuições dos povos nativos do México, eles se reunirão com representantes dos povos nativos Maia e Yaqui, visitarão o sítio arqueológico de Uxmal e se reunirão com autoridades estaduais.
Em Mérida, acrescenta o texto, o rei e a rainha da Suécia serão acompanhados pela subsecretária de Relações Exteriores, María Teresa Mercado Pérez, e pelo embaixador mexicano na Suécia, Alejandro Alday González, a uma fazenda histórica onde se reunirão com autoridades do governo de Yucatán.
Durante a visita, os soberanos suecos também conhecerão as oportunidades de investimento oferecidas pelo estado, bem como outras áreas de cooperação.
Em seguida, os monarcas visitarão o sítio arqueológico de Uxmal, onde serão recebidos por representantes dos povos indígenas Maia e Yaqui.
Também estarão presentes a secretária federal de Cultura, Alejandra Frausto Guerrero; a diretora do Centro do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) em Yucatán, Anna Goycoolea Artís, entre outras autoridades de alto escalão.
Para concluir, a delegação visitará outra fazenda perto de Mérida, onde jantará com autoridades locais, o que encerrará suas atividades no estado de Yucatán, para retornar no dia seguinte à Cidade do México e continuar sua viagem de volta a Estocolmo, conclui o comunicado.
mem/lma/mb