O evento, que se realizará nesta cidade, será presidido pela vice-presidente da República, Raquel Peña, que estará acompanhada pelo ministro de Energia e Minas, Antonio Almonte.
Na ocasião, serão assinados três acordos de cooperação bilateral entre a República Dominicana e o Chile, outro entre o Panamá e a República Dominicana e o restante entre o Chile e o Panamá, informou o site da Presidência.
Delegados dos Estados Unidos, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Organização Internacional de Energia Atômica e de outras organizações de cooperação e desenvolvimento falarão sobre a necessidade de promover o processo de descarbonização.
Ao se referir à importância do evento, o Ministro Almonte indicou que um dos objetivos estratégicos do Governo Dominicano é promover uma transição energética justa e equitativa, com a inserção de energias renováveis na matriz elétrica nacional.
No evento, que se prolonga até amanhã, serão abordadas questões relativas à transição energética para avançar políticas justas e inclusivas, os caminhos para a descarbonização da indústria pesada e a aceleração do financiamento do hidrogénio, e o futuro da energia: desafios e tecnologias para descarbonização.
Da mesma forma, procura promover o investimento privado no setor e fortalecer os mecanismos de cooperação regional para apoiar os esforços de transição energética.
A reunião incluirá Mark Phillips, Primeiro Ministro da Guiana; Jordan Schwartz, vice-presidente executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Lilia Burunciuc, diretora de Operações para o Caribe do Banco Mundial, e Roberto Álvarez, chanceler da República Dominicana.
Além disso, estarão representados 17 ministérios de Energia, bem como membros da Unidade de Energia e Água da Comissão Econômica para a América Latina e da Organização Latino-Americana de Energia.
jf/mpv / fav