Em um comunicado, reafirmou seu apoio ao povo haitiano em sua busca por uma solução estrutural duradoura e justa que lhe permita sair da crise multidimensional que enfrenta.
Ressaltou que tal solução deve ser construída e liderada pelo próprio povo haitiano, com a participação ampla e inclusiva dos setores sociais, políticos e econômicos mais representativos do país.
A Colômbia considera importante o acompanhamento da comunidade internacional no processo de construção de uma solução para a crise no Haiti e, em particular, o apoio dos países e fóruns de consulta na região.
“Nesse contexto, a Colômbia pede uma solução rápida e concertada para aliviar a dor do povo haitiano”, enfatizou o governo colombiano.
A Colômbia está hoje caminhando firmemente para a consolidação da paz e da reconciliação nacional.
Abalado pela instabilidade política desde seu nascimento como nação independente em 1804, o assassinato do presidente Jovenel Moïse em 2021 por um comando composto principalmente por militares colombianos (r), altos níveis de pobreza extrema, doenças, entre outros males, levaram a um aumento da violência.
lam/otf