Ciego de Ávila, 14 mar (Prensa Latina) Uma das áreas protegidas mais importantes dessa província cubana central é o Refúgio de Fauna El Venero, que abriga uma grande diversidade de espécies de flora e animais.
O chefe do Departamento de Recursos Naturais da Subdelegação do Meio Ambiente em Ciego de Ávila, Daylon Fundora, destacou que ali está localizada a bacia hidrográfica de La Yana, a maior do território, com capacidade para armazenar até 40 milhões de metros cúbicos de água.
Pertencente ao sítio Ramsar Gran Humedal del Norte de Ciego de Avila, a área é importante para manter o equilíbrio ambiental do local e por ser o único local na região central do país onde vive o grou cubano, uma ave endêmica restrita em risco de extinção.
Reconhecida pelo nome científico de Antigone canadensis nesiotes, estima-se que existam 160 indivíduos da ave emplumada, já que eles não vivem em grupos, o que torna muito difícil a contagem de todos eles, disse o especialista.
A província de Ávila está incluída no programa nacional de conservação do grou, que consiste em um trabalho sistemático de gestão de seus habitats e no desenvolvimento de campanhas de educação ambiental, para que a população tenha consciência de seu comportamento e proteja a espécie. El Venero tem excelentes condições naturais para a sobrevivência do pássaro emplumado. É formado por pastagens pantanosas, com abundantes aguachales e uma diversidade de vegetação, especialmente tubérculos, raízes, sementes, folhas, insetos, peixes, répteis e anfíbios, um lugar ideal para o ninho e a alimentação do pássaro.
Para garantir sua proteção, especialistas da empresa para a Proteção da Flora e da Fauna no território de Ávila promovem atividades como os Festivais de Conservação de Grous e reuniões com os habitantes das comunidades próximas com o objetivo de disseminar questões ambientais, as características do animal e a importância de cuidar dele.
O grou é a maior ave selvagem do país e Venero abriga a segunda maior colônia, depois da Isla de la Juventud, embora também existam aves em Pinar del Río, Matanzas, Sancti Spíritus, Camagüey e Granma, mas em pequenas populações.
mem/nmt/bm