De acordo com uma nota da missão diplomática, o presidente também lembrou sua estreita amizade com o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e com Raúl Castro, bem como a magnífica relação com o presidente Miguel Díaz-Canel.
Gonsalves também destacou diferentes momentos nas relações entre as duas nações, como a ajuda solidária cubana para a construção do Aeroporto Internacional de Argyle, o hospital na cidade de Georgetown e a presença de dezenas de colaboradores em saúde e construção.
Seu “trabalho é altamente apreciado e necessário para o povo vicentino”, disse Gonsalves.
Ele também destacou as visitas feitas por Díaz-Canel em dezembro de 2022 e na recém-realizada 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e aproveitou a oportunidade para parabenizar o embaixador Leyva e sua esposa pelo desempenho bem-sucedido de suas funções em mais de quatro anos.
Em suas palavras de gratidão, Leyva destacou o apoio contínuo de São Vicente e Granadinas na condenação do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba e a injusta inclusão do país na lista unilateral de Washington de supostos patrocinadores do terrorismo.
Além disso, reiterou suas felicitações às autoridades e ao povo de San Vicente pelos êxitos atingidos na Celac, realizada nesse país em 1º de março, e enfatizou a fraternidade e a natureza indestrutível das relações bilaterais.
O encontro também contou com a presença de vários membros do gabinete, funcionários do governo e uma representação de colaboradores e cubanos que vivem em São Vicente e Granadinas.
lam/las