Portando bandeiras palestinas, os participantes da ação pediram um cessar-fogo imediato enquanto protestavam contra os ataques de Israel ao enclave.
Também criticaram o governo britânico pela sua posição sobre o assunto, com alguns deles gritando Rishi Sunak, você não pode se esconder, nós o acusamos de genocídio, em referência ao primeiro-ministro britânico.
Muitos oradores presentes no comício sublinharam a necessidade de um cessar-fogo imediato, citando a situação difícil dos civis, especialmente das crianças famintas.
Entre eles estava Jenny Leong, legisladora do Partido Verde da Austrália, que trouxe uma mensagem de solidariedade e apoio das dezenas de milhares de pessoas que saíram às ruas de Sydney todos os fins de semana desde outubro.
Criticando a resposta insuficiente da comunidade internacional aos ataques israelitas, afirmou que o que está a acontecer agora em Gaza são tentativas genocidas.
Ele também denunciou o apoio do governo australiano a Israel e apelou a um cessar-fogo.
Claudia Webbe, membro do Parlamento Britânico por Leicester East, indicou que aqueles que participaram no protesto estavam do lado certo da história.
Da mesma forma, descreveu a situação em Gaza como genocídio e sublinhou que Israel usa a fome como arma de guerra.
Os líderes políticos não estão a ouvir, observou Webbe, citando sondagens que indicam que mais de 80% do público britânico quer que os assassinatos de palestinos parem.
Sabemos que nenhum de nós será livre até que a Palestina seja livre, acrescentou.
A guerra empurrou 85% da população de Gaza para o deslocamento interno em meio a uma grave escassez de alimentos, água potável e medicamentos, enquanto grande parte da infra-estrutura do enclave está danificada ou destruída, segundo a ONU.
O governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanjaju, é acusado de genocídio perante o Tribunal Internacional de Justiça, que numa decisão provisória de Janeiro ordenou que Telavive cessasse os atos genocidas.
Ordeno também medidas para garantir que a assistência humanitária seja prestada aos civis em Gaza.
mem/amp/ls