Patrocinado pelo Sindicato de Jornalistas de Cuba, o evento será realizado de 18 a 20 de março e reunirá comunicadores, jornalistas, criadores digitais, designers e artistas, que trocarão ideias em Havana sobre Inteligência Artificial e os desafios jurídicos, econômicos, narrativos e de ativismo nas redes do Sul Global, informou o site Cubarte.
O fórum também discutirá a atualidade e as possibilidades de uma Nova Ordem Internacional de Informação e Comunicação, promovida pelo relatório McBride da Unesco em 1980.
O documento, também conhecido como “Many Voices, One World” (Muitas vozes, um mundo), foi redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, ganhador do Prêmio Nobel da Paz.
Seu objetivo era analisar os problemas de comunicação no mundo e nas sociedades modernas, especialmente relacionados à comunicação de massa e à imprensa internacional, e, a partir daí, sugerir uma nova ordem de comunicação para promover a paz e o desenvolvimento humano.
O III Colóquio Internacional Patria apresentará novos desenvolvimentos no campo digital e incentivará a articulação e as coproduções envolvendo comunicadores e especialistas das diferentes disciplinas que impactam a comunicação social atualmente.
Durante o evento, haverá apresentações e vendas de livros, transmissões ao vivo, miniconcertos e exposições com inovações tecnológicas.
mem/dpm/bm