Antes da guerra, aquele território era a maior prisão ao ar livre; Hoje é o maior cemitério a céu aberto, disse Borrell ao chegar ao Conselho de Ministros da entidade comunitária.
O chefe da diplomacia europeia disse confiar que os ministros preparem hoje o terreno para que os líderes da UE revejam a posição conjunta sobre a situação naquele território na cimeira que aqui realizarão entre quinta e sexta-feira.
A alta representante referiu-se também ao pedido da Espanha e da Irlanda para suspender o acordo de associação da UE com Israel devido à violação do direito humanitário por Tel Aviv.
Neste dia, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que o risco de fome na Faixa de Gaza é um desastre provocado pelo homem e reiterou a necessidade de um cessar-fogo humanitário imediato e de as autoridades israelitas garantirem plena e irrestrita acesso à ajuda humanitária no enclave.
O último relatório sobre a insegurança alimentar em Gaza é uma denúncia atroz das condições no terreno para os civis, disse Guterres após a publicação do texto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que descreve como iminente fome na parte norte da Faixa.
Mais de metade dos palestinos, 1,1 milhões de pessoas, esgotaram completamente os seus abastecimentos alimentares e enfrentam níveis catastróficos de fome, disse o secretário-geral, acrescentando que os números refletem o maior número de pessoas nestas condições alguma vez registado pelo Banco Mundial. Classificação Integrada da Fase Segurança alimentar, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Embora o Observatório Mundial da Fome tenha decidido hoje que a escassez de alimentos em algumas áreas da Faixa de Gaza já excedeu em muito os níveis de fome, e a morte em massa é iminente se não houver um cessar-fogo imediato e um aumento nos fornecimentos em áreas isoladas pelos combates.
ro/ehl/ls