23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Israel proíbe entrada do comissário da ONU de entrar em Gaza

Israel proíbe entrada do comissário da ONU de entrar em Gaza

Nações Unidas, 18 mar (Prensa Latina) O comissário geral da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (Unrwa), Philippe Lazzarini, denunciou nesta segunda-feira a negativa das autoridades israelenses de permitir sua entrada em Gaza.

Em uma mensagem publicada em sua conta no X, Lazzarini disse que tentou visitar a Gaza na segunda-feira para coordenar e melhorar a resposta humanitária após a publicação de um relatório que considera iminente a propagação da fome para o norte de Gaza.

No entanto, Tel Aviv se recusou a permitir seu acesso, apesar do importante papel da Unrwa na Faixa, onde ela é considerada o principal ator no local.

O comissário afirmou que “muito tempo” foi desperdiçado ao exigir a abertura de todas as passagens terrestres para acesso imediato à ajuda.

“A fome pode ser evitada com vontade política”, disse ele.

O relatório de Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada, divulgado na segunda-feira, confirmou uma fome iminente que poderia se espalhar em maio no norte do enclave sem uma intervenção urgente.

Segundo as estatísticas, metade da população de Gaza – cerca de 1,1 milhão de pessoas – está sofrendo de fome catastrófica e toda a população sofre com altos níveis de insegurança alimentar.

A situação, acrescentou a pesquisa, é particularmente complexa no norte, onde a falta de acesso das forças israelenses limita as entregas humanitárias.

O texto solicitou “ações necessárias” para evitar a fome e disse que elas exigem uma decisão política imediata para um cessar-fogo, juntamente com um aumento significativo e imediato no acesso humanitário e comercial a toda a população de Gaza.

A ONU estima que, de acordo com as necessidades atuais, são necessários 300 caminhões de ajuda humanitária por dia para a população presa no conflito que eclodiu em 7 de outubro, após a incursão do grupo Hamas no território israelense.

No entanto, as organizações da ONU denunciam a falta de acesso de Israel e pedem mais atenção da comunidade internacional.

O Programa Mundial de Alimentos entregou 18 caminhões de suprimentos alimentares – incluindo farinha de trigo, pacotes de alimentos e rações prontas para consumo – para a Cidade de Gaza no domingo por meio de uma nova rota ao longo da fronteira.

Essa nova estrada deve estar disponível para comboios diários, de acordo com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários, na busca por um acesso estável e seguro ao norte.

npg/ebr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES