“Não basta que confessem que pretendem roubar os recursos naturais dos nossos países, para agora qualificar e ameaçar os governos da Aliança Bolivariana”, disse o secretário executivo do bloco, Jorge Arreaza, em mensagem escrita no rede social X.
O responsável repudiou, ao mesmo tempo, as recentes declarações da comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, Laura J. Richardson, que apontou Cuba, Venezuela e Nicarágua pelo seu alegado apoio a “atividades desestabilizadoras na região”.
“Como Secretário Executivo do @ALBATCP rejeito o cinismo, a arrogância e o atrevimento desta “Chefe Militar” estadunidense (…) esta chefe do Comando Sul, como todos os seus antecessores, falhará nas suas intenções expansionistas de dominar o soberano povos da Nossa América Latina e do Caribe”, acrescentou Arreaza.
Nos últimos tempos, Richardson encontrou rejeição das nações latino-americanas e caribenhas pelos seus constantes pronunciamentos sobre questões internas e a disputa territorial de Essequibo entre a Venezuela e a Guiana.
mem/ymr/cm