Segundo diversas reportagens da imprensa local, isto foi afirmado há poucas horas pelo líder do grupo, Mark Golding, quando interveio nos debates parlamentares sobre o orçamento para o ano fiscal de 2024-25.
O político explicou que o músico merece a honra de ser titular da Ordem do Herói Nacional por contribuir “para o progresso da cultura jamaicana e o seu impacto global como força inspiradora para os oprimidos do mundo”.
A proposta – observou – reflete a seriedade do PNP em relação ao desenvolvimento da cultura, das indústrias criativas e do desporto no país caribenho, o que implicará garantir os investimentos, financiamento, formação e infraestruturas necessárias para estes setores.
Se a promessa se concretizar, então Bob Marley se juntaria à honrosa lista de heróis que inclui o líder apelidado de Nanny of the Maroons, Samuel Sharpe, Paul Bogle, George William Gordon, Marcus Mosiah Garvey, Norman Manley e Sir Alexander Bustamante.
O lendário artista nasceu em 6 de fevereiro de 1945 e sua transcendência veio ainda cedo na ilha com seu primeiro grupo vocal, mas consolidou sua fama mundial ao ingressar nos The Wailers.
Morreu aos 36 anos em consequência de um câncer, mas tornou-se um dos músicos mais importantes do século XX, obtendo altas distinções dentro e fora da sua terra natal e em 1990 a Jamaica declarou o dia 6 de fevereiro como o Dia de Bob Marley. desenvolvimento da cultura nacional.
É também considerado uma bandeira do movimento Rastafari, famoso defensor dos desfavorecidos e lutador contra o racismo e qualquer tipo de discriminação.
jha/ymr / fav