A data marca o início de uma nova estação e ocorre entre 20 e 21 de março de cada ano e é chamada de Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte e Equinócio de Outono no Hemisfério Sul.
A palavra equinócio vem do latim e significa “noite igual” referindo-se ao fato de durar a mesma duração do dia.
O Equinócio da Primavera no Hemisfério Sul acontecerá este ano no dia 22 de setembro e na América Latina é comemorado por países como Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Paraguai, Uruguai, Brasil e Equador.
Todos os anos, a Terra vivencia dois equinócios e dois solstícios, cada um significando o início de uma nova estação, que irá variar dependendo de onde estiver na Terra.
A razão para os equinócios e solstícios é o fato do eixo da Terra estar ligeiramente inclinado em relação ao plano de translação ao redor do Sol.
Por causa disso, a luz solar não atinge todas as partes do planeta igualmente.
Se o planeta não fosse inclinado, a quantidade de luz que o planeta receberia seria a mesma em todos os lugares e não haveria estações.
Os equinócios de março e setembro são os dias em que o Sol atinge diretamente o equador, e os dias duram a mesma duração que as noites.
A primavera é protagonista de centenas de comemorações ao redor do mundo e os dias começam a ficar mais longos.
Alguns dos festivais mais representativos desta etapa em todo o mundo é o Festival da Primavera no México, onde milhares de pessoas saem às ruas e viajam para vários sítios arqueológicos do país, como Teotihuacán, vestidas de branco para captar as boas energias dos lugares.
Na Índia celebra-se a chegada da Lua cheia no mês de março e coincide mais ou menos com o equinócio, no chamado festival Holi, quando crianças e adultos atiram pós coloridos uns nos outros nas ruas, cantam e dançam.
mem/abm/cm