Em entrevista exclusiva à Prensa Latina no âmbito da Feira Internacional de Informática 2024, o proprietário destacou a presença neste evento de cerca de 15 pequenas e médias empresas cubanas que apresentarão seus avanços no setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
“A indústria de software em nosso país deve ser desenvolvida com a participação de todos os atores da economia e isso permitirá uma maior participação no avanço das TIC, do talento dos jovens cientistas da computação formados pela Revolução e de todos os setores que contribuem para a transformação digital do país”, reafirmou Arevich.
Destacou também que a presença de empresas e delegados estrangeiros até o dia 22 na 19ª edição da Convenção e Feira de Informática 2024 permitirá a Cuba fazer alianças, estabelecer acordos e trocar conhecimentos.
O ministro reafirmou que o grande evento constitui um exemplo de como a promoção das TIC é atualmente um pilar da gestão governamental em Cuba e é transversal a cada um dos setores da sociedade.
A presença na Feira, que acontece no recinto Pabexpo, na capital da ilha caribenha, de mais de 60 empresas de Cuba e cerca de 15 de outros países que mostram suas soluções informáticas em 49 estandes.
Da mesma forma, indicou que quem frequentar este espaço expositivo poderá conhecer mais sobre o trabalho realizado pela nação na promoção da indústria de software, das aplicações informáticas, da informatização de processos em ramos como o correio postal, dos procedimentos do cidadão, da gestão de o Ministério da Justiça e portais do cidadão.
“Os resultados do comércio eletrônico também ocupam lugar privilegiado em nosso estande nacional. Temos espaços para empresas como a Datys, especializada no desenvolvimento de soluções informáticas e com propostas inovadoras relacionadas com Big Data ou a Empresa de Tecnologias da Informação (ETI) e seus serviços de cibersegurança”, disse Mayra Arevich.
O evento, que também funciona virtualmente, foi convocado pelo Ministério das Comunicações, pelo Grupo Empresarial de Informática e Comunicações e pela União dos Cientistas da Computação de Cuba.
Participam expositores da Índia, Irã, Rússia e Bolívia, além de representantes da União Internacional de Telecomunicações.
oda/cdg/cm