Este último foi instituído num dia como ontem, mas as celebrações continuam dentro de um programa amplo até ao final de março, espalhando-se por todo o país.
A partir dos retábulos, foi preparado há várias semanas um passeio de marionetistas por toda a ilha para esta festa de março, coordenado pela UNIMA e com a participação de grupos de quase todas as localidades cubanas, tanto municipais como provinciais.
Aqui na capital, companhias de teatro invadem ruas, avenidas e até locais de trabalho, inclusive hospitais, para levar o teatro de bonecos a toda a comunidade, fundamentalmente aos seus dois públicos mais diretos: as crianças e os jovens.
O Dia Internacional das Marionetas foi criado com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre as marionetas noutras áreas culturais e o promotor da iniciativa foi o marionetista iraniano Dzhivada Zolfagariho no ano 2000.
Dois anos depois (2002) a Unima oficializou a data e no dia 21 de março de 2003 foi realizada a primeira comemoração.
Teatros, instituições culturais e educativas, praças e parques são hoje testemunhas deste concurso de marionetistas que inclui desfiles, exposições, homenagens e encontros de aperfeiçoamento e intercâmbio entre colegas, estudantes de teatro e público em geral, segundo o site Cubaescena.
Ligado aos dias de hoje está o Dia Internacional do Teatro Infantojuvenil, instituído por iniciativa da ASSITEJ Internacional para tornar visível a importância de garantir o direito de acesso à arte para crianças e jovens.
A ASSITEJ é uma organização autônoma cujo nome é Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens e sua sigla ASSITEJ vem da Associação Internacional de Língua Francesa du Théâtre pour l`Enfance et la Jeunesse.
Mais cinco se somam a “Caminhada do Titereiro pela Ilha” – também nome do evento -, desenvolvido para saudar as datas teatrais deste mês.
Entre eles, o Dia Somos abril, organizado pelo Grupo Polichinela em Ciego de Ávila; o Festival de Teatro, coordenado por La Andariega em Camagüey; na província de Granma, as Jornadas de Memória Cênica e de Marionetas, geridas pela Escola de Arte Manuel Muñoz Cedeño, ambas do Teatro Callejero Andante.
A cidade de Cienfuegos se junta aos já mencionados territórios cubanos, com evento teatral de 20 a 27 de março e convidados de Havana, México e Coreia do Sul.
mem/dpm / fav