Esse terminal internacional está fechado há mais de 15 dias e foi cercado por membros de gangues que queriam impedir a chegada do primeiro-ministro Ariel Henry, que estava terminando uma viagem que o levou ao Quênia e depois aos Estados Unidos.
Recentemente, Washington enviou um comando para garantir a segurança de sua sede diplomática no país das Antilhas.
A operação foi realizada entre 02:00 e 03:00 (horário local) com o uso de um helicóptero no qual alguns de seus funcionários credenciados foram evacuados.
Essa decisão foi tomada depois que foram registrados tiroteios nas proximidades da missão diplomática da nação do norte.
Enquanto isso, o site Haiti Libre publicou uma declaração da chefe do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, Laura Richardson, que não descarta o envio de tropas para o país antilhano.
Em 7 de março, o governo do primeiro-ministro Ariel Henry, que renunciou ao cargo em 11 de março, decretou estado de emergência por um mês, pois a desobediência das gangues e o pânico coletivo persistiam.
Essa medida é uma continuação da medida estabelecida nos dias 4, 5 e 6 deste mês. A extensão do Estado de Emergência estará em vigor em todo o departamento ocidental por um período de um mês, até quarta-feira, 3 de abril.
O toque de recolher em todo o território está em vigor das 18:00 às 05:00 (horário local) na quinta-feira, sexta-feira e sábado, e no domingo das 20:00 às 05:00 (horário local).
Essa decisão tem como objetivo restaurar a ordem e tomar as medidas apropriadas para recuperar o controle da situação.
mem/joe/bm