O evento intitulado “Gagarin: Road to Space” estava programado para coincidir com o mês do 90º aniversário do cosmonauta e inclui peças que foram anteriormente mostradas com outras que são apresentadas ao público pela primeira vez, destaca a informação.
Assim, os visitantes poderão ver o uniforme e a pasta de Gagarin (os mesmos que ele usou em seu voo histórico em 12 de abril de 1961), além de fones de ouvido, luvas, certificados, diplomas, documentos educacionais e outras coisas que ajudarão a entrar em contato com o espírito da época e personalidade de Yuri Gagarin.
Na exposição também é possível ouvir trechos de sua autobiografia na voz do próprio Gagarin, bem como gravações de áudio da década de 60 do século passado onde outros cosmonautas falam sobre a personalidade e a vida do primeiro homem que viajou ao cosmos.
“Fazer parte da história dele é uma grande honra não só para mim, mas para qualquer cosmonauta. Nós dois viajamos para o espaço, mas o voo dele foi muitas vezes mais difícil que o meu. Seguimos o caminho dele e ficou mais fácil para nós”, comentou o piloto-cosmonauta Oleg Artemiev, que assistiu à abertura da exposição.
“Yuri sempre será para todos que o conheceram e para todos os que se interessam pelas conquistas do nosso país na exploração espacial, uma pessoa viva, cheia de força, energia e uma pessoa que lutou apaixonadamente pelo conhecimento”, disse sua filha, Elena Gagarina.
A exposição dedicada ao primeiro cosmonauta do mundo estará aberta até 1º de setembro.
jf/gfa / fav