O diretor do Sistema Nacional de Prevenção, Mitigação e Atenção a Desastres (Sinapred), Guillermo González, explicou que neste primeiro exercício correspondente ao ano de 2024 deverão participar mais de um milhão de pessoas em bairros e comunidades.
Segundo o responsável, está previsto o desenvolvimento de quatro vertentes importantes, incluindo a testagem do sistema de alerta precoce das comunidades, com o objetivo de verificar se as famílias colocam em prática as suas medidas de autoproteção.
Além disso, irão rever o desenvolvimento de planos de segurança nas escolas e que as instituições irão testar os mecanismos de seguro dos trabalhadores.
Segundo González, outro ponto importante será verificar as capacidades e habilidades dos membros da comunidade e das brigadas municipais nos processos de acompanhamento da população, para evitar danos humanos e sua atenção imediata caso ocorram.
Durante o exercício, também examinarão como as instituições se coordenam com o nível local para acompanhar as famílias e atender aos eventos que possam ser decorrentes de um terremoto.
mem/ybv / fav