Durante a penúltima jornada da Feira Internacional Informática 2024, que se desenvolve no centro de exposições Pabexpo da capital, vários representantes do país euro-asiático falaram com exclusividade à Prensa Latina sobre o interesse de ambos os países em alianças estratégicas com empresas tecnológicas e universidades do setor.
O diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da empresa russa ITGlobal, Oleg Arsenyev, comentou que seu grupo empresarial está no mercado cubano há vários anos com clientes e parceiros consolidados, mas o objetivo é continuar acompanhando o país nos processos de transformação digital.
“Um evento como a Informática 2024 é um espaço transcendental para nossas alianças, pois queremos participar e fazer parte dos processos de digitalização cubanos, e é por isso que nesta ocasião trazemos várias propostas inovadoras, como o hardware Itpod, servidores úteis para o uso intensivo de recursos de computação para alta computação, armazenamento de dados e tarefas comuns de negócios”, disse ele.
Ele também acrescentou que estão chegando à feira com duas outras novas tecnologias, como a proposta de virtualização hiperconvergente (VSTACK) para a substituição dos análogos norte-americanos.
“Essa inovação pode contribuir e ser interessante para os desenvolvedores de TIC, especialmente para o avanço do estabelecimento da nuvem no país, e já temos acordos com empresas cubanas para implementá-la”, disse Arsenyev.
Também queremos lançar e posicionar nossa plataforma SimpleOne para a automação de processos de negócios, o que melhoraria a rastreabilidade, a agilidade e a transparência dos serviços nas empresas, disse ele.
Alexandra Vanichkina, diretora interina do Instituto de Ciência da Computação da Universidade Estatal de Linguística de Moscou, falou sobre o trabalho conjunto dessa entidade com a Universidade de Ciência da Computação de Cuba (UCI).
“Este é um projeto educacional de pós-graduação baseado na web que visa à transformação, maturidade digital e segurança cibernética no campo da engenharia social e o rol no desenvolvimento da inteligência artificial (IA)”, disse ela.
Ele também disse que a colaboração conjunta entre as duas nações contribuirá para expandir os projetos de ensino do idioma russo em Cuba.
“Os professores cubanos e russos têm uma estreita cooperação e queremos manter Cuba como um parceiro-chave; e assim alcançar uma cooperação multifacetada”, disse ele.
Outra das empresas russas presentes na Feira Informática 2024 é a Voltah, que apresentou uma plataforma de integração de dados, uma proposta para entidades que querem iniciar seus projetos de transformação digital.
Nesse sentido, a coordenadora técnica do projeto de colaboração entre essa empresa estrangeira e a empresa cubana de TI e automação da construção Aicros, Lisbeth Velázquez, disse à Prensa Latina que os protocolos da empresa russa também são usados para a integração de sistemas em cidades digitais.
O acordo entre as duas partes permitirá a distribuição do produto russo e a prestação de serviços no mercado latino-americano, explicou.
Com a presença de cerca de 16 nações, a 19ª Convenção e Feira Internacional Informática 2024 está mostrando o trabalho de Cuba no uso e nas capacidades proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, na transição para uma sociedade digital com a necessária aprendizagem dos cidadãos para aproveitar seus benefícios.
lam/cdg