Isto foi expresso pelo Representante da UNICEF aqui, Aboubacar Kampo, durante uma reunião com o Ministro da Saúde, Mekdes Daba, para discutir formas de fortalecer o sistema de saúde do país, informou a televisão estatal.
Ambas as partes sublinharam a importância de reforçar os cuidados de saúde primários para fazer face aos surtos, às comunidades com dose zero e reduzir a mortalidade materna e infantil, especialmente em zonas de difícil acesso e afetadas por conflitos.
Discutiram também modalidades para melhorar os programas integrados de saúde, água, saneamento, nutrição e proteção infantil em locais remotos, o valor de proporcionar às crianças o registro civil e a oportunidade de produzir alimentos localmente para prevenir a subnutrição na Etiópia.
Dada aproveitou a oportunidade para elogiar o Fundo pela sua assistência à indústria desse setor em Adis Abeba e transmitiu a disponibilidade do seu ministério em colaborar nos programas acima mencionados.
Por outro lado, Kampo afirmou que a Unicef continuará a aumentar o seu apoio ao país africano através da sensibilização, do fornecimento de medicamentos e recursos, bem como da contribuição para o financiamento.
Outros temas discutidos foram a assistência às instituições afetadas pelo conflito, a formação de profissionais de saúde, o potencial para a produção local de vacinas e os cuidados intensivos.
jf/nmr / fav