5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Usinas nucleares europeias terão vida útil mais longa

Usinas nucleares europeias terão vida útil mais longa

Bruxelas, 21 mar (Prensa Latina) A presidenta da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, convocou hoje os Estados membros da União Europeia (UE) a ampliar o funcionamento das usinas nucleares.

Ele fez essa declaração ao falar em uma cúpula sobre energia nuclear na capital, organizada em conjunto pelo governo belga e pela Agência Internacional de Energia Atômica.

De acordo com von der Leyen, a energia nuclear ainda é a maior fonte de produção de eletricidade na UE e sua participação é de cerca de 22%.

É também a segunda maior fonte de eletricidade de baixa emissão, depois da energia hidrelétrica.

No contexto da transição para fontes de energia renováveis e do abandono dos combustíveis fósseis, von der Leyen pediu mais atenção para essa área.

Dada a urgência do desafio climático, os países devem considerar cuidadosamente suas opções antes de abandonar uma fonte de eletricidade de baixa emissão prontamente disponível, disse o chefe da CE.

Vale a pena observar que, pela primeira vez, esse tipo de apelo foi feito, já que Von der Leyen não havia sido tão franca na defesa das usinas nucleares.

De acordo com analistas da área, dois campos se formaram na Comunidade: aqueles que se opõem e aqueles que apoiam esses pods.

O primeiro inclui, por exemplo, a Alemanha e a Áustria, que decidiram abandonar o uso de usinas nucleares devido a problemas com resíduos radioativos, nos quais o acidente de 2011 na usina japonesa de Fukushima-1 teve um papel especial.

Durante esse período, o comissionamento de novos reatores foi congelado em vários países europeus e foi anunciado o descomissionamento gradual dos reatores existentes.

O segundo grupo é liderado pela França, o maior produtor de energia nuclear do bloco da UE.

Apesar dos contratempos, o ceticismo em relação às usinas nucleares foi superado há alguns anos, quando a Europa foi atingida pela crise energética.

Como resultado, a CE chegou a classificar a energia nuclear e o gás como fontes de energia verde que contribuem para a transição para uma economia livre de carbono.

mem/amp/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES