22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A insegurança alimentar aguda afeta 5 milhões de haitianos

A insegurança alimentar aguda afeta 5 milhões de haitianos

Nações Unidas, 22 mar (Prensa Latina) Quase cinco milhões de pessoas enfrentam uma crise ou agravamento dos níveis de insegurança alimentar aguda no Haiti, já que o deslocamento e a falta de ajuda pioram a situação na capital, advertiu hoje um relatório da ONU.

A última análise da Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC) diz que a situação está piorando no país, onde mais de 1,6 milhão de pessoas enfrentam níveis “emergenciais” de fome.

De acordo com o estudo apoiado pela ONU, as áreas mais gravemente afetadas estão no Vale de Artibonite, o celeiro do país, onde grupos armados se apoderaram de terras agrícolas e roubaram colheitas.

Em meio ao estado de violência, acrescenta o relatório, a nação enfrenta níveis de fome sem precedentes.

O aumento da fome está alimentando a crise de segurança que dilacera o país, disse o diretor nacional do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Jean-Martin Bauer, no relatório, pedindo uma ação urgente.

“Esperar para responder em grande escala não é uma opção”, acrescentou.

Segundo o relatório, 4,97 milhões de pessoas estão enfrentando crise ou níveis piores de insegurança alimentar aguda, definida como estágio três ou superior da classificação do IPC.

O departamento oeste, as áreas rurais de Grand’Anse, no sul, e vários bairros pobres da capital, incluindo Croix des Bouquets e Cité Soleil, também são motivo de preocupação por concentrarem níveis de fome catastrófica ou no estágio cinco da classificação a partir do final de 2022.

O diretor do WFP garantiu que a agência manterá seu apoio essencial aos haitianos, apesar das dificuldades reais no local.

“Trabalhamos com ONGs locais e organizações agrícolas, priorizando a aquisição local. Isso significa que podemos encurtar nossa cadeia de suprimentos e somos menos vulneráveis a conflitos e bloqueios de estradas, ao mesmo tempo em que impulsionamos a economia local”, acrescentou Bauer.

De acordo com os números da ONU, as perdas de emprego e renda já afetaram dois terços das famílias em todo o país durante a última onda de violência em março, enquanto a insegurança está elevando os já altos preços dos combustíveis e dos alimentos.

Entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024, o custo da cesta básica aumentou 22%, deixando milhões de haitianos sem acesso a todos os seus produtos.

lam/ebr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES