O Diretor-Geral do RRS, Teyiba Hassen, destacou a necessidade de agir agora, uma vez que o declínio do financiamento representa uma grande preocupação para a Etiópia, um país que acolhe um milhão de refugiados e requerentes de asilo, bem como para os parceiros da sua organização., citado pela Fana Broadcasting Corporate.
Hassen expressou que é desanimador testemunhar o sofrimento de pessoas preocupantes devido à falta de responsabilidade e partilha de responsabilidades por parte dos intervenientes relevantes, incluindo financiadores, doadores, parceiros e partes interessadas.
Por sua vez, o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no país africano, Andrew Mbogori, agradeceu aos grupos doadores e enfatizou a necessidade de mobilizar muitos fundos para a operação e evitar a atual situação desfavorável e ao corte no orçamento.
Os grupos de trabalho setoriais notaram sérias preocupações resultantes da diminuição substancial do financiamento e instaram os parceiros e doadores a contribuir com o montante tão necessário para responder às necessidades prementes dos refugiados e requerentes de asilo.
jha/nmr/ls