5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola relembra a importância da Batalha de Cuito Cuanavale

Angola relembra a importância da Batalha de Cuito Cuanavale

Luanda, 22 mar (Prensa Latina) Uma série de palestras sobre a importância da Batalha de Cuito Cuanavale para Angola e a libertação da África Austral concluiu nesta sexta-feira nesta localidade da província de Cuando Cubango.

Mais de 200 jovens do país participaram nesta quinta e sexta-feira das palestras sobre o histórico acontecimento, com a presença do ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos; o governador da província, José Martins, generais e oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre outros.

Os ex-combatentes da Batalha de Cuito Cuanavale comentaram com as novas gerações sobre o que é considerado por políticos e historiadores como um ponto de inflexão em prol da paz e da libertação da África Austral.

Entre os participantes do diálogo encontrava-se o ex-chefe de operações do Estado-Maior das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), general reformado Higino Carneiro, que destacou o valor histórico do confronto.

Ele também incentivou os jovens a investir em sua formação acadêmica e técnico-profissional para contribuir ainda mais com o desenvolvimento do país, segundo a Agência Angolana de Imprensa.

A Batalha de Cuito Cuanavale aconteceu entre 15 de novembro de 1987 e 23 de março de 1988 e é considerada um dos maiores confrontos militares no continente africano desde a Segunda Guerra Mundial.

Os exércitos de Angola (FAPLA) e Cuba (FAR), ao lado de combatentes da Organização Popular do Sudoeste Africano (SWAPO) e do Congresso Nacional Africano, entraram em confronto com as FALA, o braço armado da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e da África do Sul, na época a maior potência militar regional.

O dia 23 de março de 1988 marcou o fim da Batalha de Cuito Cuanavale com a derrota das forças sul-africanas e das FALA, o que levou à assinatura dos Acordos de Nova York, que permitiram a implementação da Resolução 435/78 do Conselho de Segurança da ONU, que levou à independência da Namíbia.

Também marcou o início do fim do regime do apartheid na África do Sul, questões que levaram ao estabelecimento, em 2018, do dia 23 de março como o Dia da Libertação da África Austral, por acordo dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

npg/kmg

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES