Esse programa também influenciou a medição de parâmetros associados a desastres naturais, como secas e inundações, por meio da instalação de cinco estações automáticas em vários municípios de Ciego de Avila, para o controle das variações climáticas.
Rosendo Mesías, funcionário do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), destacou que a disponibilidade de tecnologia avançada permite o monitoramento em tempo real de inúmeras variáveis, o que favorece o fluxo das informações para a tomada de decisões em situações de emergência.
Organizado e liderado pelo PNUD, pela União Europeia e pela Agência Francesa de Desenvolvimento, o Euroclima Plus visa reduzir o impacto das mudanças climáticas e seus efeitos na América Latina por meio de mitigação, adaptação, resiliência e investimento.
Em Ciego de Avila, ele envolve municípios no norte e no centro do território, considerados áreas sensíveis a inundações e secas, onde 11 dispositivos automáticos de registro de nível e precipitação estão em operação em setores hidrogeológicos.
Além disso, o projeto planeja fortalecer a preparação da comunidade e dos atores locais em assentamentos vulneráveis, por meio do apoio de instituições comerciais localizadas dentro do raio de ação e de universidades.
lam/nmt