5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Humanidade celebra Dia Mundial da Água

Dia-mundial-agua-1

Humanidade celebra Dia Mundial da Água

Washington, 22 mar (Prensa Latina) A humanidade celebra hoje o Dia Mundial da Água, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1992 para aumentar a consciência sobre a importância de cuidar deste recurso vital para a vida na Terra.

O evento pretende sensibilizar para a crise global do valioso líquido e para os problemas enfrentados por milhões de pessoas que não têm acesso ao abastecimento de água potável, bem como para as medidas urgentes que devem ser tomadas neste sentido.

Em muitos países é um recurso muito escasso ou contaminado e ter acesso a ele é um direito humano básico.

Este ano o tema desta celebração anual é “Água pela Paz”, para refletir sobre a ideia de que a água pode criar a paz ou desencadear conflitos.

A gestão e utilização da água influenciam a saúde pública, a alimentação, a energia e a produtividade econômica.

O Dia Mundial da Água foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992, quando a proposta surgiu na Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro.

O chamado ouro líquido é um recurso limitado e é necessária uma maior consciência para a sua preservação, pois se um dia escasseasse, teria consequências irreversíveis para a humanidade. É o principal componente químico do corpo humano, equivalente a 50 a 70% do peso corporal de uma pessoa adulta.

Segundo a ONU, mais de um terço da população mundial carece de serviços de água potável, o que significa mais de dois mil milhões de pessoas sem receber água de qualidade nas suas casas, razão pelas quais homens, mulheres e crianças todos os anos recebem água potável.

Para os refugiados, os sem-abrigo e os que vivem em situação de pobreza extrema, não há possibilidade de usufruir deste recurso vital.

Um tema central da ONU é o cuidado e a preservação da água doce em todo o mundo, como parte do desenvolvimento sustentável, refletido na Agenda 2030.

Atualmente, há muita preocupação com os recursos hídricos do planeta, pois há uma diminuição significativa dos mesmos devido ao uso indevido e ao desperdício, além de outros fatores como o crescimento acelerado da população mundial. Além disso, devido ao aumento da exploração dos aquíferos, à poluição e às alterações climáticas e às guerras, causadas não só pelos conflitos políticos, mas também pelo domínio dos recursos naturais como a água.

Estima-se que mais de dois bilhões de pessoas no mundo não têm acesso direto a fontes de água potável e cerca de 4,5 bilhões de pessoas não têm um sistema de saneamento seguro para o seu consumo.

Todos os anos, 3,5 milhões de pessoas morrem de doenças relacionadas com a qualidade da água e 700 crianças morrem todos os dias no mundo devido a diarreia relacionada com a escassez de água ou falta de saneamento.

jha/abm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES