O prefeito da cidade, Antonfrancesco Vivarelli, disse em declarações publicadas no site do jornal La Nazione, que a cidade na região central da Toscana recebe “com grande entusiasmo” esta noite a Grande Gala das Estrelas, com figuras importantes do BNC, em “um espetáculo único”.
“Será um evento de grande valor cultural”, disse a promotora do evento, Débora Ferretti, que destacou que essas apresentações “darão prestígio à cidade” porque “nunca antes na história da dança em Grosseto foi criado um espetáculo de tamanha profundidade artística”. Essa Grande Gala das Estrelas do Balé é patrocinada pelo governo da região da Toscana, bem como pelas autoridades municipais das cidades de Grosseto e Follonica, além do município de Castiglione della Pescaia.
Viengsay Valdés e Ányelo Montero apresentarão trechos do balé Carmen, de Alberto Alonso, bem como um pas de deux de Love Fear Loss, coreografia do brasileiro Ricardo Amarante, um balé inspirado na vida da cantora francesa Edith Pieaff, em cuja apresentação serão acompanhados no palco pelo renomado pianista cubano Marcos Madrigal.
Além da apresentação dos bailarinos cubanos como figuras principais, a gala incluirá performances de outros expoentes da arte em todo o mundo, como Fumi Kaneko e Vadim Muntagirov, do Royal Ballet de Londres, bem como Elisa Carrillo e Mikhail Kaniski, do Staats Ballet Opera Berlin.
“Esta é a primeira vez que dançarei em Grosseto. É uma grande responsabilidade e uma oportunidade de interagir com outros bailarinos de todo o mundo”, disse o diretor do BNC, Viengsay Valdés, que também ministrará um workshop sobre o método cubano para um grupo selecionado de alunos de escolas de balé europeias.
mem/ort/mb