“Uma nova tentativa dos militares ucranianos em Kiev de lançar um ataque terrorista contra instalações no território da Rússia com o uso do sistema de lançadores múltiplos de foguetes RM-70 Vampire foi frustrada no domingo”, disse o ministério da Defesa em um comunicado.
Em particular, 19 projéteis Vampire foram destruídos sobre a província de Belgorod. O RM-70 é uma versão modernizada do lançador de foguetes Grad soviético; esses lançadores, instalados em caminhões Tatra, foram fabricados na Tchecoslováquia durante a década de 1970.
Em 24 de fevereiro, completaram-se dois anos desde o início da operação militar russa, cujos objetivos, de acordo com o presidente russo Vladimir Putin, são proteger a população do “genocídio das atuais autoridades de Kiev”.
Ela também tem como objetivo enfrentar os riscos à segurança nacional representados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção ao leste.
A Ucrânia é apoiada militarmente pela OTAN, o bloco bélico de 31 nações liderado pelos EUA.
As províncias russas que fazem fronteira com a Ucrânia, como Belgorod, Bryansk, Kursk e Voronezh, relatam regularmente bombardeios, ataques de drones e outros ataques do outro lado da fronteira, forçando a população a buscar refúgio em outros lugares.
A província de Belgorod foi a mais afetada, com várias incursões de grupos de sabotagem da Ucrânia nos últimos meses e ataques contínuos aos municípios fronteiriços com o uso de vários lançadores de foguetes, morteiros e drones.
mem/gfa/mb