O sucesso contra o Matanzas completaria a varredura na sub-série de cinco jogos contra uma das melhores equipes da última década, além de estender a série de vitórias para oito jogos.
Individualmente, o titular anunciado para o jogo de domingo, Dachel Duquesne, está em busca de sua quarta vitória na campanha, o que o deixaria em primeiro lugar na classificação, além de ser sua 96ª vitória nos campeonatos de beisebol da ilha.
A equipe treinada pelo campeão olímpico de Atenas em 2004, Dany Miranda, lidera a classificação com 10 vitórias e 1 derrota, depois de derrotar o Cocodrilos por 20 a 7, e é uma das cinco equipes que ameaçam fazer uma varredura limpa no confronto desta semana.
Também estão em alta o Camagüey e o Granma, com sete e seis vitórias consecutivas, respectivamente, e tentarão acabar com seus rivais Guantánamo e Holguín hoje.
Os Toros derrotaram os Indians por 11 a 1 ontem e contarão com uma de suas principais cartas na rotação, José Ramón Rodríguez, para ampliar sua ascensão na classificação.
Enquanto rebatia, sua arma letal, levou os Alazanes Granmenses à oitava vitória da temporada e, com o sétimo home run de Alfredo Despaigne, líder do torneio, e o 270º de sua carreira cubana, eles venceram o Holguin por 16 a 8 no sábado.
O veterano canhoto Leandro Martinez tentará sua 94ª vitória em 16 temporadas nacionais.
A longa programação de domingo apresenta três jogos duplos de sete entradas a partir das 10:00, horário local, entre Pinar del Rio-Las Tunas, Mayabeque-Artemisa e La Isla-Santiago de Cuba, todos suspensos ontem devido à chuva.
Entre as expectativas para esses duelos está a possibilidade de os Pirates conseguirem uma inesperada vitória sobre os Eastern Wasps, medalhistas de bronze no último campeonato.
Ao mesmo tempo, os jogos selados Cienfuegos-Industriales e Villa Clara-Sancti Spíritus serão retomados, no primeiro caso devido à chuva e no segundo devido à escuridão, e meia hora após a conclusão desses duelos, os outros jogos do dia começarão.
Os Leones também têm a chance de completar o recorde de 5-0 que os manteria entre as principais equipes do torneio.
A classificação mantém o Ciego de Avila (10-1) na liderança, seguido por Granma (8-3), Pinar del Rio e Industriales (7-3), Camaguey (7-4) e Las Tunas (6-4).
Artemisa, La Isla, Mayabeque e Sancti Spíritus (5-5), Villa Clara (4-6), Matanzas (4-7), Santiago de Cuba (3-7), Holguín (3-8), Cienfuegos (2-8) e Guantánamo (2-9) vêm em seguida.
mem/nrg/mb