Kim expressou os seus desejos de consolidação da cooperação bilateral e dos laços partidários, económicos e políticos – indicaram os meios de comunicação social -, especialmente neste ano, declarado de Amizade entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a China em saudação ao 75º aniversário das suas relações diplomáticas.
Por seu lado, Wang Yi garantiu que o Partido Comunista, o governo e o povo da China mantêm a sua posição invariável de fortalecimento dos laços com a RPDC em todas as áreas, sob a orientação estratégica dos seus principais líderes, Xi Jinping e Kim Jong Un.
O encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês encerra uma série de encontros mantidos por Kim Song Nam durante uma visita oficial ao gigante asiático, primeira paragem de uma viagem que o levará também ao Vietname e ao Laos.
A sua viagem reflete o interesse da RPDC em retomar a atividade diplomática com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), após vários anos de encerramento devido à pandemia de Covid-19.
O Laos, presidente pro tempore do bloco este ano, sediará nos próximos dias o Fórum Regional da Asean (ARF, único fórum regional do qual a RPDC faz parte) e outras reuniões relacionadas à associação, que também incluem Brunei, Camboja , Filipinas, Indonésia, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia e Vietname.
asg/ls