5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Assinaturas coletadas para plebiscito no Uruguai

Assinaturas coletadas para plebiscito no Uruguai

Montevidéu, 26 mar (Prensa Latina) A atual Semana do Turismo serve hoje para promover a coleta de assinaturas a favor de diversas propostas de plebiscitos que, se bem-sucedidos, seriam realizados simultaneamente às eleições nacionais de outubro próximo.

Em feiras como a Semana Criolla, nesta capital, e outras que se repetem em todo o país, reúne-se o apoio dos cidadãos a várias propostas plebiscitárias.

Faltando um mês para o envio das 270.000 assinaturas exigidas pela constituição ao Tribunal Eleitoral, as organizações PIT-CNT e Intersocial parecem estar mais perto de atender a essa exigência.

O objetivo é realizar um referendo em 27 de outubro sobre a reforma da previdência social.

A iniciativa tem como objetivo estabelecer o limite de idade para a aposentadoria em 60 anos, equilibrar a aposentadoria com menos do que o salário mínimo e eliminar as empresas privadas que administram aposentadorias e pensões.

A presidente da Associação de Trabalhadores da Previdência Social, Karina Sosa, disse à imprensa que o movimento sindical já coletou cerca de 200.000 assinaturas.

Por sua vez, o secretário-geral da Federación de Cooperativas de Vivienda por Ayuda Mutua, Gustavo González, disse que os cidadãos estão assinando “com grande disposição”, apesar do “bombardeio” do poder executivo.

Por sua vez, o partido Cabildo Abierto, que faz parte da coalizão governamental, anunciou a coleta de 160.000 assinaturas em favor de um plebiscito “contra a usura e por uma dívida justa”.

“Ainda temos um caminho a percorrer, mas estamos no caminho certo para chegar lá”, disse o senador Guido Manini.

A cédula “contra a usura e por uma dívida justa” estabelece como “ordem pública” a aprovação de uma lei que limite as taxas de juros, que deve ser aprovada por uma maioria especial de dois terços dos votos no Parlamento.

Por enquanto, o único plebiscito confirmado para a eleição nacional de outubro é o que trata da alteração da constituição para permitir batidas policiais noturnas.

Nesse caso, bastou ao partido governista coletar apenas 71 assinaturas de legisladores da coalizão no parlamento para realizar o referendo, conforme previsto na constituição.

mem/ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES