Até o final de 2023, o setor tinha 706 empresas vinculadas ao IED, que representavam quase a metade (mais de 47%) do valor total das vendas de IED estrangeiro do país, de acordo com a Associação de Madeira e Produtos Florestais do Vietnã (Viforest).
De acordo com a organização, no ano passado, o setor madeireiro local atraiu 57 projetos com capital estrangeiro avaliados em cerca de 300 milhões de dólares, a maioria dos quais provenientes da China e destinados principalmente ao processamento de madeira e à produção de painéis artificiais.
Os especialistas da Viforest citados pela agência de notícias VNA disseram que o aumento das atividades das empresas de IED nessa área é resultado dos acordos de livre comércio de nova geração do Vietnã.
Além disso, acrescentaram, isso se deve à vantagem oferecida pela localização geográfica do país, ao desenvolvimento do ecossistema do setor madeireiro e à implementação de políticas preferenciais pelo governo vietnamita.
As exportações de madeira e produtos florestais do Vietnã nos dois primeiros meses deste ano geraram receitas de US$ 2,68 bilhões, um crescimento de 47,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O setor madeireiro vietnamita pretende arrecadar cerca de 15,2 bilhões de dólares com as vendas no exterior em 2024, acima dos 14,47 bilhões de dólares do ano passado.
mem/mpm/bm