O evento, denominado Fórum do Caribe Unido, foi organizado pelo escritório da Câmara de Comércio da República Dominicana e conta com a participação de executivos de grandes empresas, diplomatas e especialistas.
Segundo relatos, o principal objetivo é reunir líderes empresariais proeminentes, formuladores de políticas e especialistas de toda a região do Caribe para abordar uma ampla gama de questões, desde projetos de investimento até segurança energética regional e desenvolvimento imobiliário.
O presidente da Guiana, Irfaan Ali, destacou a realização do fórum e o considerou um passo importante no momento em que seu país e a República Dominicana tomam medidas para fornecer suas relações bilaterais.
A Guiana está chamando a atenção do mundo e cada vez mais países são atraídos para explorar suas oportunidades de negócios, investimentos e potencial econômico, graças à descoberta de reservas significativas de petróleo.
Da mesma forma, governos e empresas de todo o mundo estão interessados em estreitar os laços e expandir os contatos com Georgetown, dadas suas perspectivas de crescimento sólido no curto prazo.
Nesse contexto, no mês passado, a República Dominicana e o Suriname abriram câmaras de comércio aqui e a companhia aérea dominicana SKYhigh lançou uma rota ligando diretamente os Aeroportos Internacionais Las Americas e Cheddi Jagan com três voos semanais.
Enquanto isso, as Ilhas Turcas e Caicos estão negociando com a Guiana a assinatura de um memorando de entendimento que beneficiará os cidadãos de seus territórios com viagens sem visto.
ro/ymr