Precisamente esta terça-feira, terá lugar em Pinar del Río a cerimônia de assinatura do contrato de uma iniciativa que visa contribuir para a recuperação e resiliência dos sistemas alimentares locais nos municípios afetados pelo furacão Ian.
O projeto, que terá um financiamento de 62.500 euros, vão lançar as bases para uma maior produção alimentar e um abastecimento estável nas zonas que sofreram danos com o evento hidrometeorológico em 2022, através da instalação de equipamentos de processamento, congeladores e veículos de transporte em duas organopônicas, no município de Pinar del Río.
Na opinião do embaixador do Japão em Havana, Hirata Kenji, os projetos de cooperação promovidos pelo seu país na nação caribenha representam uma mensagem de solidariedade e apoio ao povo cubano.
A afirmação foi feita pelo diplomata à Prensa Latina no dia 22 de março, durante a cerimônia de assinatura do contrato de uma iniciativa entre a embaixada do Japão em Havana e a organização não governamental portuguesa Oikos, que beneficiará os residentes do município especial Isla de la Youth.
O diplomata destacou que apesar das distâncias geográficas e das diferenças entre os dois povos, Cuba sempre foi amiga do Japão.
Hirata destacou os laços de amizade entre as duas nações, ao mesmo tempo que indicou que o seu país realiza ações para que a ilha se sinta acompanhada.
Segundo a embaixada japonesa no seu site, a cooperação japonesa com Cuba centra-se na assistência ao desenvolvimento sustentável, e as suas áreas prioritárias são o desenvolvimento agrícola, a saúde e a medicina, a proteção ambiental e a melhoria das bases sociais.
oda/mks/ls